Então, planejando a próxima Estação de Monta? Olha essa dica…

Hoje o que eu vou falar com você nesse texto é sobre 3 motivos muito simples que realmente vão fazer Você Usar Touro Europeu na Próxima Estação de Monta.

Eu sou o Maickel Danielce, o gestor da Evoluê e trabalho nessa área já fazem alguns anos. Já auxiliei diversos projetos criando fazendas lucrativas focadas no resultado.

A alguns dias atrás eu estava em um leilão no sudoeste do Paraná, na cidade de Dois Vizinhos e, como é de costume daquela praça, o leilão começou com a bateria dos lotes de machos e na sequência vieram os lotes de fêmeas.

O leilão estava andando bem, mas quando entrou o primeiro lote de fêmeas o recinto parou, sim, silenciou. Era um lote bom, de fêmeas brancas, Nelore, mas saiu no primeiro lance. E no segundo lote também teve dificuldade, era um bom lote de Tabapuãs, mas deu poucos lances e já bateu o martelo.

Na sequência entrou o terceiro lote, filhas de touro Hereford, pesando os mesmos 182 kg do lote anterior… e olha só, esse lote teve uma valorização de 13,8 % em relação ao lote das Tabapuãs e o quarto lote, filhas de touro Angus em cima de vaca Tabapuã, que teve valorização de 14,6 % em relação aos lotes de novilhas brancas.

É muita diferença de preço, o que já poderia ser suficiente para tomar a decisão acertada de usar touro Europeu na próxima estação, mas deixa eu te falar, essa não é a única vantagem. Por isso eu quero compartilhar com você agora esses 3 motivos garantidos que vão te fazer usar touro Europeu imediatamente.

Então vamos lá…

Motivo Nº1: O preço. Eu fiz uma pesquisa na minha dissertação de mestrado que durou três anos, onde foram analisados onze anos de comercialização em leilões. E eu posso afirmar que lotes desmama filhos de touros europeus são mais valorizados no leilão que lotes de zebuínos.

Motivo Nº2: O peso. Existem diversos trabalhos acadêmicos que compravam que a heterose aumenta o peso à desmama, tanto em machos quanto fêmeas, um deles é o experimento de Antonio Carlos Cubas, realizado no IAPAR de Paranavaí em 2001. E se esse for o seu caso, se as suas vacas são zebuínas, o método mais fácil, rápido e seguro para ter bezerros mais pesados é utilizar touro Europeu.

Motivo Nº3: Os Programas de Certificação de Carne. A demanda por carne Premium está muito aquecida, e a bonificação dos programas é um grande atrativo de mercado. Hoje o conceito de carne é semelhante ao de grife, se fala em “boutique da carne” e o nosso produto é destaque nas mais refinadas receitas gastronômicas. Da criança ao ancião, do menos ao mais informado, todos sabem que o boi tem um corte, a “picanha”. E se você quer ser remunerado por esse mercado seleto, onde 1 kg de carne chega a valer algumas centenas de reais, agora é o momento certo.

Se você tem interesse em conhecer as melhores oportunidades para comprar reprodutores britânicos e continentais, seja Angus, Hereford, Braford, Charolês, Limousin, Simental, Devon ou outra, fique atento aqui na Evoluê, pois a nossa missão é deixar você bem informado.

Agora, se você ainda não utiliza touro europeu, você pode estar pensando que isso não é para você, por que seu terreno é dobrado, por que faz muito calor na sua região, por que o amigo do amigo teve um problema um dia, e pode ser que você esteja certo. Deixa eu te contar uma coisa, é só no dicionário, que o lucro vem antes do resultado.

Eu trabalho com diversas propriedades que ficam na encosta de rio, com pedra, calor e todo problema que você imaginar, mas que tem resultado, por que toda ação é baseada no planejamento. E se você tem uma pecuária eficiente, certamente você também vai conseguir.

Eu sei que existem diversas outras vantagens de usar o cruzamento, mas, e você, o que pensa sobre esse assunto? Deixe aqui nos comentários a sua opinião.

A gente se vê por aqui para seguir Falando de Pecuária.

Abraço Maickel Danielce;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *