Bezerro BOM é o que nasce no Cedo

Sábado eu estava em um leilão em Ponte Serrada/SC e conversando com um pecuarista ouvi a seguinte frase:

“…bezerro bom é aquele que nasce em junho/julho, até agosto. É o bezerro do CEDO…”

Seguimos conversando e ele dizia: “o bezerro que nasce no inverno é mais forte, não sofre com bicheira e ganha mais peso, fica pronto antes dos outros”.

Eu concordo com ele. Pensando apenas na cria, ao concentrar os nascimentos na saída do inverno, início da primavera, você tem condições de proporcionar um bom desenvolvimento de rúmen. aumentando a eficiência alimentar no verão, quando teoricamente suas pastagens estarão em boas condições.

…fazendo a conta, do bezerro que nasce em 15 de novembro, comparado ao que nasce em 15 de julho, por exemplo, são 120 dias a menos;

…fazendo a conta de GMD (ganho médio diário) de 800 g, o que não é difícil, ao pé da vaca, são 120*800 = 96 kg de diferença;

só aí já valeria à pena… em novembro, nessa conta, seu bezerro do CEDO já estaria com aproximadamente 130 kg, comparado ao recém nascido de 35 kg;

Mas é daqui pra frente que você verá a diferença, pois o bezerro do cedo, agora com 4 meses, já come e aproveita a forragem, enquanto o recém nascido levará dias pra desenvolver seus estômagos, aproveitando apenas o leite da mãe.

Você precisa ajustar sua estação de nascimento de forma que o bezerro aproveite a brota da pastagem, e todo o seu potencial produtivo. Associe o Creep Feeding ao seu manejo e desfrute de seus benefícios.

Pense que suas vacas precisam de mais energia para ciclar novamente, isso significa mais comida, quero dizer, você tem uma estação de monta em sintonia com o planejamento forrageiro?

O segredo do bom negócio é o planejamento!

*Obs.: Cada sistema é único e necessita um plano de ação individual.

Abraço Maickel Danielce;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *